back to top
quinta-feira, 25 junho, 2026
InícioCelescCelesc desenvolve solução inédita para dar destino sustentável a baterias de veículos...

Celesc desenvolve solução inédita para dar destino sustentável a baterias de veículos elétricos no Brasil

Projeto em parceria com a UFSC antecipa desafio ambiental da eletromobilidade e transforma baterias de segunda vida em ativos para o sistema elétrico

Atenta ao crescimento acelerado da frota de veículos elétricos no país, a Celesc está desenvolvendo uma solução inédita no Brasil que alia a sustentabilidade com a inovação, ao reaproveitar baterias de veículos elétricos para dar suporte ao abastecimento de energia elétrica durante desligamentos e picos sazonais.

O projeto é resultado da percepção sobre o crescimento acelerado dos veículos elétricos no país durante a última década. O salto foi de 2.875 veículos no Brasil (223 deles em Santa Catarina), em 2015, para 613.389 (dos quais 40.487 no Estado) no ano passado, conforme dados da consultoria especializada NeoCharge.

- Publicidade -

Ao fim da vida útil dessas baterias, fica a preocupação e o desafio ambiental em lidar com esses equipamentos, considerados resíduos potencialmente perigosos, e que podem gerar riscos ao meio ambiente se não forem destinados corretamente. Estimativas internacionais apontam que o mundo poderá acumular mais de 20 milhões de toneladas de baterias descartadas até 2040.

Antecipando esse cenário, a Celesc está desenvolvendo uma solução inédita no Brasil para reaproveitar baterias de veículos elétricos antes do descarte, transformando um passivo ambiental emergente em uma alternativa sustentável para o setor elétrico.

Este projeto está em pleno desenvolvimento e se encontra atualmente na etapa de testes de desempenho e reflete a estratégia da Celesc em antecipar desafios estruturais do setor elétrico por meio da inovação.

“Estamos lidando com um desafio que tende a crescer rapidamente nos próximos anos. A destinação dessas baterias precisa ser tratada desde já”, pontua o presidente da Celesc, Edson Moritz.

O ENERGIA CELESC  A BORDO é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Celesc, que utiliza baterias que já não são mais adequadas para uso automotivo, mas que ainda mantêm entre 70% e 80% de sua capacidade original, o que ocorre após cerca de 10 a 20 anos de uso, conforme o comportamento do motorista.

Esse estágio das baterias, conhecido como “segunda vida”, permite que elas sejam reaproveitadas em sistemas de armazenamento de energia, sendo que o conjunto de baterias está instalado em um semirreboque desenvolvido especialmente para o projeto, resultando num Sistema Transportável de Armazenamento de Energia em Baterias (STAEB).

O caminhão do  ENERGIA CELESC  A BORDO  conta com um conjunto de baterias de íons de lítio integrado a um semirreboque, resultando num Sistema Transportável de Armazenamento de Energia em Baterias (STAEB). Esse sistema é composto por baterias de primeira e segunda vida, com função de backup do STAEB. Ele poderá se conectar em redes de distribuição da Celesc de baixa tensão (220/380 V), e média tensão (13,8 kV) por meio de um transformador.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo Laboratório Fotovoltaica, responsável pelo desenvolvimento tecnológico do sistema, estudos acadêmicos e validações técnicas.

A equipe do projeto, sob a coordenação da professora Helena Flávia Naspolini (UFSC) e do engenheiro Leonardo Freire Pacheco (Celesc), é composta por 19 pesquisadores integrantes do Laboratório FV UFSC, que são responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do sistema e pelos estudos acadêmicos e validações técnicas e cinco funcionários da Celesc.

A estrutura mecânica do semirreboque e a tecnologia embarcada nele foram construídas pela Truckvan e pela WEG, respectivamente.

Celesc responde aos desafios da transição energética de forma propositiva

O  ENERGIA CELESC  A BORDO  coloca a CELESC como uma das primeiras empresas do país a enfrentar, de forma estruturada, um dos principais desafios da transição energética: a destinação das baterias de veículos elétricos, alinhada com premissas de sustentabilidade.
Além de evitar o descarte precipitado, a solução permite que as baterias sejam reaproveitadas em aplicações no sistema elétrico, ampliando sua vida útil e reduzindo impactos ambientais.

“Estamos criando uma solução que combina sustentabilidade com eficiência energética. É uma resposta prática a um problema que ainda está se formando no país”, afirma Lino Henrique Pedroni Junior, Diretor de Planejamento da Celesc.

A gerente do Departamento de Gestão de Projetos Estratégicos da Celesc, Débora Simoni Ramlow, lembra que “ao integrar sustentabilidade, planejamento de longo prazo e pesquisa, desenvolvimento e inovação, o projeto transforma um passivo ambiental emergente em uma solução concreta para a qualidade e a resiliência do sistema elétrico, gerando valor direto para a sociedade”.

De acordo com Leonardo Pacheco, gerente do projeto, o reaproveitamento representa uma mudança de paradigma. “A bateria não deixa de ser útil quando sai do veículo. Ela passa a ter uma nova função dentro da infraestrutura energética”.

O gerente da Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Celesc, Roberto Kinceler, salienta: “Esse projeto mostra como a inovação pode antecipar desafios futuros, transformando possíveis passivos ambientais em uma solução concreta para aumentar a sustentabilidade e a resiliência do sistema elétrico”.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte do projeto, por meio do grupo de pesquisa Fotovoltaica UFSC. A professora Helena Flávia Naspolini vem acompanhando o projeto desde o início dos estudos, em 2023, como coordenadora.

Como benefícios sociais, o ENERGIA CELESC  A BORDO dará suporte a desligamentos da rede contribuindo com o fornecimento de energia aos consumidores. Utilizando o sistema de baterias, menos consumidores ficariam desligados, mantendo a continuidade de fornecimento de energia.

Além dos benefícios ambiental e social, o sistema também pode ser utilizado para o atendimento a picos sazonais de demanda e o controle de reativos, aumentando a segurança da rede elétrica, apoiando o fornecimento em situações críticas, e consequentemente melhorando os índices de qualidade da empresa.

No que diz respeito à capacitação dos profissionais da equipe do projeto, até a presente data, foram desenvolvidas quatro dissertações de mestrado e estão sendo desenvolvidas duas teses de doutorado e uma dissertação de mestrado. Foram publicados seis artigos em congressos internacionais e três artigos em congressos nacionais. Além disso, foram submetidos dois artigos para publicação em revistas internacionais de grande fator de impacto e dois artigos ao Congresso Brasileiro de Energia Solar 2026 (CBENS 2026).

O ENERGIA CELESC  A BORDO, embora em sua fase inicial de execução, foi classificado como projeto finalista para representar o Brasil, no concurso intitulado “Prêmio CIER de Inovação 2024” e também classificado como finalista do concurso “PRÊMIO – O SETOR ELÉTRICO 2025”. Embora ainda não esteja concluído, este projeto está sendo submetido novamente ao Prêmio CIER Inovação 2027.

O projeto ENERGIA CELESC  A BORDO é desenvolvido em parceria com a UFSC, a WEG e a Truckvan, com financiamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) via Programa de P&D (Projeto nº 05697-0323/2023).

Como funciona o  ENERGIA CELESC  A BORDO  

A partir de um estudo desenvolvido pela UFSC com um conjunto de baterias que foram utilizadas em um ônibus elétrico que já rodou o equivalente a 3 voltas ao mundo, o projeto criou uma unidade móvel de energia — uma espécie de “power bank” gigante montado sobre um caminhão.

A grande inovação está na versatilidade de levar pontualmente essa energia em ocasiões em que a rede elétrica mais precisa usando as baterias descartadas de veículos elétricos. 

Na prática, o sistema atua em duas frentes principais:

• Manutenções sem interrupção: Quando a Celesc precisa realizar um conserto ou melhoria em uma rua, o procedimento padrão é desligar a energia daquele trecho para garantir a segurança dos técnicos. Com o  ENERGIA CELESC   A BORDO, o caminhão é conectado à rede local antes do início do trabalho. Assim, enquanto a rede principal da concessionária é desligada para manutenção com segurança, o sistema de baterias assume o abastecimento, garantindo que os moradores e comerciantes continuem com luz durante o serviço.

• Socorro em emergências e locais críticos: Em situações pontuais de temporais ou acidentes que rompam a fiação de forma localizada, o restabelecimento da energia pode levar tempo. Nestes casos, o sistema móvel é deslocado prioritariamente para atender serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e delegacias. O caminhão funciona como um “pulmão extra”, mantendo esses locais vitais operando enquanto as equipes de campo trabalham na reconstrução da rede elétrica danificada.

Fonte: Celesc

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba nossas matérias e promoções.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Matérias Relacionadas

Doutoranda do PPGA da Unoesc desenvolve pesquisa sobre sustentabilidade e gestão municipal na Espanha

A internacionalização da pesquisa e a busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável...

Antonelli Kirchner é campeã brasileira e líder do ranking nacional de Triathlon

No dia 20 de junho, na cidade de Indaiatuba, foi realizado o Campeonato Brasileiro...

Defesa Civil de Santa Catarina emite aviso para onda de frio ao longo desta semana

Terça, 23, e quarta-feira, 24, devem ser os dias mais frios, com mínimas abaixo...

Prefeitura orienta população sobre as baixas temperaturas previstas nos próximos dias

As previsões meteorológicas indicam a chegada de uma intensa onda de frio nos próximos...