A Bioplastia Peniana é um procedimento estético que tem por finalidade o preenchimento do corpo do pênis com determinadas substâncias de maneira a realizar o engrossamento do pênis (3 a 4 cm), e um ganho secundário no comprimento (1 a 2 cm), sempre em estado flácido, melhorando assim a aparência do membro.
Para quem está indicado?
Para os homens que não estão satisfeitos com a aparência do pênis. Muitos homens sentem-se inibidos ou com a autoestima baixa de, por exemplo, usar uma sunga na praia ou tirar a roupa na frente da(o) parceira(o). Outra situação rotineira é o paciente, a partir da quarta ou quinta década de vida, que se sente incomodado com a perda natural de sustentação que leva a flacidez ou rugosidade da pele. Nestas situações, o procedimento está bem indicado, caso o paciente assim deseje, pois há um impacto direto no bem-estar psicossocial e consequentemente na melhora da qualidade de vida.
Qual substância é usada?
Várias substâncias podem ser utilizadas, porém, atualmente a mais segura e mais comumente injetada é o ácido hialurônico. Essa substância tem preferência por algumas razões, sendo as principais, o fato de ser uma substância que já é produzida normalmente no organismo, ter menor taxa de complicações e ser totalmente reversível se não houver satisfação final. O resultado dura em média de 12 a 18 meses, após esse período novas aplicações são necessárias.
Quais as complicações?
Podem incluir sangramento, infecções, rejeição ao produto, formação de nódulos, entre outras. Realizados por profissionais médicos, especialmente o urologista, especialista que está habituado a tratar a região genital, os eventos adversos são raros, porém, em mãos pouco habilitadas, especialmente de profissional não médico, os riscos são maiores. Algumas situações contraindicam o procedimento e são abordadas em consulta, como presença de fimose (deve ser corrigida antes) e infecções ativas.
É um procedimento doloroso?
De maneira alguma! O procedimento é realizado com anestesia local, ambulatorial, dura em média de 20 a 30 minutos, e no mesmo dia o paciente estará liberado para atividades habituais do dia a dia. O uso de analgésicos após o procedimento normalmente não é necessário, ou no máximo, analgésicos simples. A única medicação que sempre deve ser utilizada é um antibiótico profilático. Recomenda-se evitar exercícios
físicos por 4 a 5 dias e relações sexuais ou masturbação por duas semanas.
O pênis ereto ficará maior?
Eventualmente, por efeito de massa, pode ter ganho de 1 a 2 cm, porém esse não é o objetivo. A ereção depende de estruturas internas que são os corpos cavernosos, e estes não são manipulados pelo procedimento, sendo assim, o ganho em comprimento em ereção não deve ser esperado pelo paciente.
Porém, o ganho em espessura será normalmente mantido na ereção e, embora para o paciente a sensibilidade não mude, há bons relatos da melhora no prazer sexual durante a penetração para a(o) parceira(o).
Conclusão
A bioplastia peniana é um procedimento estético com finalidade de melhorar a aparência do órgão sexual masculino para aqueles que assim desejam. Quando bem indicado e realizado tem raras complicações, porém uma significante melhora na qualidade de vida. Caso esse seja seu caso, nos sentiremos honrados em poder lhe ajudar.