A colonoscopia é um procedimento eficaz para diagnosticar anormalidades do intestino grosso e rastrear câncer colorretal e pólipos colorretais
O que é colonoscopia?
A colonoscopia é um procedimento eficaz para diagnosticar anormalidades do intestino grosso e rastrear câncer colorretal e pólipos colorretais. Um colonoscópio é um instrumento longo e fino que oferece vistas ampliadas do cólon e do reto. O procedimento é freqüentemente realizado em ambiente ambulatorial com desconforto e inconveniência mínimos. Como a colonoscopia permite que os médicos identifiquem e removam certos tipos de pólipos do cólon que podem se transformar em câncer, a colonoscopia pode ser um procedimento terapêutico e até salvador de vidas.
Quem deve ter uma colonoscopia?
A triagem se refere ao processo de examinar pacientes saudáveis em um esforço para detectar pólipos ou câncer de cólon anteriormente não diagnosticados. O objetivo de um programa de triagem é detectar a doença em seus estágios iniciais para permitir o sucesso do tratamento. Como parte de um programa de rastreamento do câncer colorretal, a colonoscopia é rotineiramente recomendada para adultos a partir dos 45 anos.
* Pacientes com histórico familiar de câncer de cólon ou retal ou pólipos podem ser recomendados para uma colonoscopia mais cedo e com mais freqüência do que aqueles sem histórico familiar de câncer. O seu médico também pode recomendar uma colonoscopia para avaliar sintomas como sangramento retal, mudança nos hábitos intestinais ou dores abdominais inexplicáveis.
* Em 2018, secundária a novos dados sobre o aumento dos riscos de câncer de cólon em menores de 50 anos, a Sociedade Americana de Cirurgia do Cólon e Retal mudou as recomendações para considerar o início da triagem aos 45 anos.
A colonoscopia também pode ser recomendada para:
Exames de acompanhamento para pacientes com histórico pessoal de cólon ou pólipos retais ou câncer;
Pacientes com anemia aguda ou crônica;
Pacientes com doença inflamatória intestinal (por exemplo, doença de Crohn ou colite ulcerativa);
Pacientes com certas condições hereditárias familiares, como câncer colorretal hereditário sem polipose (também conhecido como síndrome de Lynch).
Quem pode realizar uma colonoscopia?
A colonoscopia é realizada por médicos experientes, especialmente treinados nesse tipo de procedimento. Normalmente, a colonoscopia é realizada por gastroenterologistas, cirurgiões colorretais ou cirurgiões gerais.
Como é realizada a colonoscopia?
Um ou dois dias antes do procedimento, a maioria dos pacientes deve concluir uma “preparação” intestinal – uma preparação prescrita que consiste em líquidos e / ou pílulas ou enema que limparão o intestino grosso das fezes e outros resíduos. Isso permite a visualização completa da superfície intestinal durante o procedimento. Seu médico provavelmente fornecerá uma lista de restrições alimentares e medicamentos a serem seguidas nos dias que antecederam o procedimento. A parte mais importante do procedimento é a conclusão do processo de limpeza, conforme solicitado pelo seu médico. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em discutir suas preocupações com seu médico antes do dia do procedimento.
Durante a colonoscopia, a maioria dos pacientes recebe sedação intravenosa. Um ou mais medicamentos são administrados para ajudar os pacientes a permanecerem confortáveis durante o procedimento. O colonoscópio é inserido pelo reto e avançado para a primeira porção do cólon, onde está conectado ao final do intestino delgado. Quaisquer pólipos ou outras anormalidades encontradas durante a colonoscopia serão removidos e / ou biopsiados e enviados para análise.
Para a maioria dos pacientes, todo o procedimento leva menos de uma hora. Após a conclusão da colonoscopia, alguns pacientes podem sentir um leve desconforto na forma de cólicas abdominais e “dores de gases”, embora isso resolva rapidamente passando qualquer gás / ar que foi insuflado durante o procedimento. Em muitos casos, os pacientes não se lembram de detalhes específicos do procedimento devido à sedação. É sempre importante que o indivíduo que o levará para casa esteja lá para discutir as instruções de alta com o médico e a enfermeira antes da alta.
Após uma colonoscopia, os pacientes geralmente retomam sua dieta regular. A retomada dos seus medicamentos pré-procedimento será determinada pelo seu médico. Algumas restrições para os níveis de direção e atividade se aplicam quando são administrados medicamentos para sedação intravenosa para sedar pacientes imediatamente antes da colonoscopia. Esses medicamentos afetam o julgamento e a coordenação por períodos variáveis após o procedimento. A maioria dos pacientes consegue retomar a atividade normal na manhã seguinte à colonoscopia.
Quais são os benefícios da
colonoscopia?
A colonoscopia é o meio recomendado para o rastreamento do câncer colorretal. O procedimento permite a detecção e remoção de pólipos do cólon que tendem a se transformar em câncer.
Quais são os riscos da colonoscopia?
A colonoscopia é um procedimento muito seguro, com poucas complicações, ocorrendo em menos de 1% dos pacientes. Os riscos pouco frequentes incluem sangramento, perfuração, efeitos colaterais raros dos medicamentos para sedação e incapacidade de visualizar o cólon inteiro para pólipos ou outras condições. Por razões anatômicas, seu médico pode considerar inseguro concluir a colonoscopia e, portanto, seu médico encerrará o exame. Nesses casos, seu médico discutirá com você se exames adicionais ou alternativos são indicados ou não.
O que é um cirurgião colorretal
(coloproctologista)?
Os cirurgiões do cólon e do reto são especialistas no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de doenças do cólon, reto e ânus. Eles concluíram o treinamento cirúrgico avançado no tratamento dessas doenças, bem como o treinamento cirúrgico geral completo. Os cirurgiões retais e cólon certificados pelo Conselho completam residências em cirurgia geral e coloproctologia. Eles são versados no tratamento de doenças benignas e malignas do cólon, reto e ânus e são capazes de realizar exames de rastreamento de rotina e tratar cirurgicamente as condições, se indicado.