Para muitas pessoas pode parecer novidade, mas o fisioterapeuta tem um papel muito importante no pré e no pós-operatório de quase todas as cirurgias, principalmente de cirurgias plásticas. A fisioterapia é uma poderosa ferramenta tanto na preparação do paciente antes de ser submetido ao procedimento, como para reduzir os desconfortos pós-cirúrgicos e acelerar sua recuperação.
A fisioterapeuta Márcia Orbak, completa nesse mês de agosto 13 anos de formação acadêmica e é especialista em Fisioterapia Dermatofuncional que tem na pele o principal órgão de ação e atua restaurando, desenvolvendo e conservando a capacidade físico-estético-funcional nos distúrbios endócrinos, metabólicos, dermatológicos, linfáticos, circulatórios, osteomioarticulares e neurológicos, tanto clínicos quanto cirúrgicos.
A atuação do fisioterapeuta nas cirurgias evoluiu muito nos últimos anos. Segundo Orbak “antigamente quando se falava em pós-operatório, o foco era o uso de drenagem linfática manual e ultrassom. Com o avanço do conhecimento científico na área, principalmente sobre o processo de cicatrização tecidual, tivemos uma ampliação das possibilidades terapêuticas utilizadas nos atendimentos pós-operatórios.”
No período pré-operatório o profissional atua orientando o paciente sobre cuidados e limitações que se instalarão após o procedimento, preparando a pele para a cirurgia, melhorando o aporte sanguíneo e nutricional. Os procedimentos realizados pelo fisioterapeuta nesse período são fundamentais para que o tecido esteja na condição ideal para realização da intervenção cirúrgica. O que permitirá também uma recuperação pós-operatória com muito mais eficiência.
No período pós-operatório o acompanhamento do fisioterapeuta junto à recuperação do paciente é essencial para evitar possíveis complicações, como: edema; fibrose; equimose; hematoma; deiscência; aderência e seroma. Por meio de técnicas combinadas, como respiração, uso de terapias manuais e recursos eletrotermofototerapêuticos, o especialista ainda consegue auxiliar no reparo tecidual e devolver a flexibilidade e mobilidade com maior agilidade.
Além disso, no período pós-cirúrgico, o fisioterapeuta orienta o paciente quanto ao tempo de retomada das atividades de rotina e exercícios, também corrige alterações posturais pós-cirúrgicas ou trata desconfortos provenientes de certas limitações de posicionamento em certos tipos de cirurgia.
A Clínica Márcia Orbak tem a sua disposição uma série de tratamentos e terapias para acompanhar você em todas as fases da vida, seja durante a rotina do dia a dia ou durante períodos pré e pós-operatórios. Tudo para cuidar de você e fazer você se sentir bem!