A segunda rodada dos encontros de “Mentoria de Gestores”, organizado pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã de segunda-feira (07) e seguirá pelos próximos dias, conforme cronograma organizado. As atividades são desenvolvidas em pequenos grupos pela manhã e pela tarde.
O objetivo da formação é oportunizar que todos compreendam a importância da sua participação no processo de gestão democrática e da função que desempenham, bem como, quais são os critérios de avaliação da Gestão Democrática para todas as Instituições Educativas da Rede Municipal referentes aos eixos administrativo e financeiro.
Para a gestora da EBM André Antônio Marafon, Raquel Granoski, o encontro foi muito proveitoso, principalmente quanto ao alinhamento de procedimentos orientados pela Secretaria de Educação e a realização deles nas instituições educativas. “Essa troca que a as mentorias proporcionam contribui para que tudo fique mais transparente entre envolvidos. Foram compartilhadas orientações e dúvidas foram esclarecidas sobre os eixos administrativo e financeiro.
Isso nos dá mais segurança ao fazer nosso trabalho porque nós, os gestores, precisamos de saber do todo”, disse.
Além disso, Raquel destacou a importância de compartilhar ideias e métodos com os colegas. “Quando a gente se reúne e tem a oportunidade de escutar o colega, consegue refletir sobre a própria prática, repensar e também melhorar os modos de organizar e de fazer no cotidiano escolar”, completou ela.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, enfatizou a relevância das entorias. “Desde o Decreto nº 46.177, de 2023, que instituiu a Gestão Democrática, estamos capacitando os nossos gestores acerca dos eixos que a compõem e oferecendo ferramentas para que possam realizar um trabalho com cada vez mais transparência e envolvimento da comunidade nas ações”, comentou.
Fonte: Prefeitura