Trilhas de conhecimento, grandes palestras em mais de oito horas com palestrantes nacionais e locais
Mais de oito horas de “Gestão, Growth e Inovação”. Cinco ambientes, do Centro de Eventos de Chapecó, que receberam mais de 1.000 pessoas, na terça-feira (28), para inspirar novos voos. O ACIC+Gestão 2025 promoveu um dos maiores encontros de empresários, colaboradores, palestrantes e autoridades com o objetivo de proporcionar conhecimento de alto nível, conectar empresas, profissionais e especialistas e promover o desenvolvimento empresarial.
O comandante Peter Chap Cow abriu o evento com uma palestra sobre liderança. No entanto, quem realmente estava no palco era o palestrante Clóvis Tavares, que utilizou o personagem para comparar o ambiente empresarial a um avião de alta performance, onde cada membro da equipe exerce um papel essencial para o sucesso do voo. “No avião, todos têm uma função, do comandante à tripulação. Na empresa, é igual, todos contribuem para a decolagem e a sustentabilidade do negócio”, afirmou.
TRILHAS
A programação foi dividida em três trilhas: Gestão, Growth e Inovação. Os palestrantes escolhidos para essa etapa foram sugestões dos Núcleos Empresárias da ACIC, que conhecem e vivenciam as demandas de empreendedores na rotina.
Entre os assuntos discutidos estavam a Reforma Tributária, employer branding, liderança para diferentes gerações, comunicação assertiva, saúde emocional, cultura organizacional, além de estratégias de crescimento e marketing de influência. Também foram tratadas estratégias para implementar mudanças, captar recursos para projetos inovadores e explorar oportunidades com inteligência artificial. O evento contou ainda com apresentações sobre neurovendas, rituais corporativos, cultura de inovação e como automatizar processos para otimizar tempo.
CULTURA E DADOS
O CEO e fundador da Motorista PX, André Oliveira, compartilhou com o público as estratégias que impulsionaram o crescimento acelerado de sua empresa no setor de transporte. Oliveira frisou a importância da cultura, pessoas e acompanhar dados como diferenciais competitivos que podem ser aplicados em qualquer negócio. Ele explicou que muitos negócios passam por dificuldades por não entenderem os processos. “Falta método. Falta cultura. Muitas empresas acabam fazendo muito do mesmo e nem sempre entendem onde está o gargalo.”
Sobre o segredo do sucesso da PX, o empresário explicou que o modelo de negócio surgiu da vivência e experiência de seu sócio, um motorista de caminhão que se tornou advogado e passou a atender a categoria. “Ele conhecia o nosso negócio do primeiro momento até o final”, contou. Oliveira, que já havia criado e vendido outros negócios, entrou no projeto para transformar o conhecimento acumulado em um empreendimento lucrativo.
“Se eu fosse dizer qual é o grande mote, o grande segredo, seria: ter as pessoas certas ao seu lado, ter um propósito forte e começar sempre pelo porquê”, disse Oliveira. Destacou ainda que essas práticas são fundamentais para enfrentar desafios e criar negócios sustentáveis.
DA CRIAÇÃO AO FATURAMENTO
Com experiência em empresas que vão da criação ao faturamento bilionário, o cofundador do G4 Educação, Bruno Nardon, trouxe reflexões práticas sobre como empresários podem atravessar períodos de crise e transformar a visão estratégica em ações concretas. O palestrante abordou metodologias de gestão, desde indicadores essenciais até a formação de equipes. “Precisamos ter claro o nosso objetivo como donos de empresas se queremos crescer, ou gerar mais caixa ou trazer um sócio para fazer isso melhor. E, a partir daí, como levar essa visão estratégica para o operacional”, apontou.
Nardon enfatizou que a transformação estratégica começa na clareza do propósito e no alinhamento das pessoas. Ele explicou que muitas empresas enfrentam dificuldades para ajustar o tamanho da equipe as demandas do negócio. “No fim do dia, uma empresa nada mais é do que um grupo de pessoas alinhadas no mesmo objetivo e seguindo um norte claro. Ter os profissionais certos nos lugares exatos, no momento devido, para mim, esse é o ponto chave”, reforçou.
De acordo com o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, a entidade cumpre o papel ao proporcionar o desenvolvimento dos associados. “Na nossa avaliação, o ACIC +Gestão 2025 foi um sucesso. Conseguimos unir conhecimento, networking e associativismo de forma exitosa, passaram pelo evento mais de mil pessoas, com o apoio dos nossos núcleos e com a participação de grandes nomes de Chapecó e de âmbito nacional. Cada um dos palestrantes nos provocou a refletir sobre a gestão das empresas e o impacto das mudanças que estão acontecendo, como a inteligência artificial, o conflito de gerações e a reforma tributária.”
O diretor de empreendedorismo da ACIC, Robert Otto, realçou o sentimento de gratidão a todos os envolvidos. Ele ressaltou que o trabalho conjunto foi essencial para garantir uma experiência transformadora aos participantes, desde o planejamento dos detalhes até a execução final. Otto também compartilhou a satisfação com os elogios e feedbacks positivos recebidos, que reconheceram cada momento e detalhe do evento. Ele declarou acreditar que os participantes se sentiram acolhidos, não apenas pelo ambiente e pela temática, mas também pela qualidade das palestras e workshops, que foram cuidadosamente organizados e estruturados para gerar resultados práticos imediatamente.
Com aproximadamente mil pessoas circulando pelo evento ao longo do dia, Otto evidenciou a importância desse número expressivo para a consolidação da iniciativa. E concluiu com otimismo que “já estamos entusiasmados para o desafio que se apresenta após o evento, fazer o ACIC +Gestão 2026 tão bom quanto este.”
O ACIC+Gestão conta com o patrocínio da BS Áudio, Clave Café Bistrô, Café Di Benedetto, Dalla Cervejaria, Flyerp, Force Partners, Fundação Fritz Müller, Grupo Solutio, Homenz, Inviolável, MDRH, PAX Empreendimentos, PX Agenciamento de Serviços, RECON, Sagaz Growth e Sales, Sicoob, UCEFF, Unimed Chapecó, Unochapecó e Voice Comunicação. Também o importante apoio institucional da NDTV Record, Rádio Jovem Pan, NSC TV e Rádio Atlântida, e SEBRAE, que fortalecem a visibilidade e o alcance deste grande evento.
Fonte: MB Comunicação