A era digital transformou o comportamento dos pacientes, criando o conceito de Paciente 5.0, que caminha para uma nova versão – o Paciente 6.0. Este perfil é mais exigente, informado e engajado, buscando experiências de saúde que combinam tecnologia e personalização.
Segundo uma pesquisa da Doctoralia, 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet, e 80% dos pacientes escolhem um especialista com base em avaliações online. Além disso, 40% dos consumidores afirmam que as informações encontradas no ambiente digital e nas redes sociais impactam a forma como lidam com a própria saúde. Esses dados refletem o quanto o paciente atual valoriza a informação acessível e a transparência no atendimento, buscando uma parceria contínua com seus profissionais de saúde.
No entanto, o paciente 5.0 é também mais distraído, sobrecarregado pelo grande volume de informações ao qual tem acesso, o que torna essencial a presença de interfaces intuitivas e de fácil navegação. Em um cenário onde as tecnologias permitem proximidade e conveniência, pacientes buscam aplicativos, plataformas e dispositivos que otimizem o contato e simplifiquem o acesso à saúde. A pesquisa aponta que 54% dos pacientes desejam maior conexão e continuidade no atendimento por meio de ferramentas digitais, mostrando a demanda por experiências que alinhem agilidade e qualidade.
Com a tendência do Paciente 6.0, o foco deverá se expandir para a saúde preventiva e o acompanhamento em tempo real, promovendo uma integração mais próxima e contínua. Para isso, clínicas e consultórios precisam oferecer uma experiência que vá além da consulta presencial, garantindo um acompanhamento contínuo que construa um vínculo forte e duradouro. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para garantir que a relação médico-paciente se fortaleça, criando um vínculo baseado na confiança e na excelência no cuidado.
Ao se preparar para esse novo cenário, profissionais de saúde devem investir em tecnologia de ponta, em um posicionamento claro e consistente e na personalização da comunicação, reforçando a proposta de valor da clínica como parceira na jornada de saúde do paciente.
Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba nossas matérias e promoções.
*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp