A Prefeitura de Chapecó, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (17), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A intenção foi debater, propor e deliberar estratégias para o fortalecimento das políticas públicas.
O evento contou com palestras, reunião com grupos de trabalho, plenária e escolha de delegados para a etapa macrorregional. Participaram representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Conselho Municipal, Gerência Regional, Poder Legislativo de Chapecó, e Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador.
O secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, disse que a conferência discutiu, entre os assuntos, a garantia ao acesso universal à saúde via Sus, reflexão sobre os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a saúde laboral no presente e no futuro.
O destaque do evento foi a palestra com a Dra. Professora Lucimari Ferraz, que é graduada em Enfermagem, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Porto – Portugal em 2018. Além disso, é membro do grupo de estudos sobre tecnologias e práticas do cuidado em saúde e enfermagem (Getecs) e docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na atenção primária à saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. A palestrante apresentou dados sobre os acidentes de trabalho e discutiu ações de enfrentamento e proteção à saúde dos trabalhadores.
Fonte: Prefeitura